domingo, 9 de fevereiro de 2014

Sismicidade em Portugal

São poucos os sismos dados em Portugal, mas estes resultam de fenómenos localizados entre as placas Euro-Asiática, Americana e Africana e também no interior da placa Euro-Asiática. 

Os Açores, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e a Península de Setúbal são as zonas de mais riso sísmico em Portugal devida à sua localização.




"Um sismo ligeiro de magnitude 4.1 na escala de Richter foi sentido hoje, segunda-feira, nos Açores, horas depois de um outro abalo de magnitude 4.0 ter sido sentido no Algarve.
Em ambos os casos, não foram registados danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
O abalo registado nas estações dos Açores ocorreu pelas 2.32 horas locais (3.32 horas em Lisboa), e teve epicentro próximo de Bandeira, na ilha do Pico, segundo um comunicado do IM.
Este sismo foi sentido com intensidade máxima V, na escala de Mercalli modificada, na região de Madalena, e com intensidade IV em S. Roque do Pico, na ilha do Pico.
Foi igualmente sentido na ilha do Faial, nomeadamente na região da Horta (intensidade IV) e Capelo (II), bem como na ilha de S. Jorge, na região das Velas (III), refere o IM.
O sismo ligeiro de 4.0 sentido nos concelhos de Faro e Loulé (intensidade máxima II e III na escala de Mercalli modificada) ocorreu às 21.24 de domingo, com epicentro a cerca de 90 quilómetros a sul de Olhão.
A escola de Mercalli modificada determina a intensidade de um sismo a partir dos efeitos e danos nas pessoas e nas estruturas construídas e naturais. "
JN, 26-07-2010















Também se deu um sismo nos Açores em 2013 mas não se verificaram danos nem feridos.

" Eram 6h25 da manhã, quando foi sentido um sismo. Foi sentido em três ilhas do Açores: Santa Maria, São Miguel e Terceira. Não há quaisquer registos de danos materiais e muito menos de vítimas. No entanto, o sismo foi bastante sentido. A ausência de danos é porque aconteceu, o epicentro foi no mar, a cerca de 34 km da ilha de São Miguel e, por este facto, não há registo de danos. Ainda se fazem sentir réplicas, ou melhor, estão-se a registar réplicas mas que não são sentidas. Há pouco ouvi um responsável pelo Serviço de Vigilância Sísmica que me diz que as réplicas estão localizadas no mesmo ponto do epicentro e, portanto, com uma graduação manual de inrensidade. Portanto, é o que eles chamam uma situação normal, numa região com uma geodinâmica muito própria." 

Noticia: Sic Noticias

Os Açores, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e a Península de Setúbal são as zonas de mais riso sísmico em Portugal devida à sua localização.


Apartir do IPMA podemos ter uma informação atualizada de todos os sismos registados.

Sem comentários:

Enviar um comentário