domingo, 16 de fevereiro de 2014

Biodiversidade

Biologia é uma ciência natural que estuda a vida e os seres vivos, desde a sua origem. Tambem inclui a evolução e as propriedades dos seres vivos.
Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico (características e comportamentos) dos organismos, tanto a nível individual como ao nível populacional, tanto intraespecíficamente quanto interespecíficamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. O estudo destas dinâmicas ao longo do tempo é chamado de biologia evolutiva e contempla o estudo da origem das espécies e populações, bem como dos seus genes. Esta ciência analisa a estrutura e a dinâmica funcional comum a todos os seres vivos, com o objetivo de estabelecer as leis gerais que regem a vida orgânica.

Biosfera é um subsistema que inclui todos os locais do nosso planeta onde existe vida e é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. 

Significa esfera da vida; são as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da terra; é a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem  condições necessárias para o desenvolvimento da vida.

A biosfera faz parte dos ambientes da terra que se relacionam entre si, isto é, são interdependentes mas, a modificação de um deles provoca alteração nos demais  e no conjunto.


Diversidade biológica corresponde á diversidade da natureza viva.
     Pode ser definida como a variedade existente entre os organismos vivos e meio ecológico nos quais eles habitam. Pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema. comunidade, população, espécie, organismo, sistema...  numa área definida.
     Ou seja, biodiversidade equivale  à variedade de vida no nosso planeta, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.
     A biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitatividade) dessas categorias, ou seja, inclui a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes. Quanto maior for a biodiversidade, maior vai ser o número de espécies e, consequentemente, maior será o número de relações que estabelecem entre si.

Relações alimentares entre os seres vivos (tróficas):
Cadeias e teias alimentares: permitem a obtenção de matéria e energia.












A matéria é constantemente reciclada, enquanto que a energia segue um percurso unidirecional ao longo das cadeias alimentares.

 












Num ecossistema ocorrem inter-relações entre as várias cadeias alimentares, constituindo teias alimentares ou redes tróficas.
Relações entre os seres vivos (bióticas):
Factores bióticos: relações que se estabelecem entre os seres vivos.
  • relações intra-específicas - ocorrem entre organismos da mesma espécie;
  • relações interespecíficas - ocorrem com organismos de espécies diferentes.
Objetivos das relações bióticas:
- obter território;
- obter alimento;
- acasalamento ou posse de fémea;
- cuidar das crias;
...
Inter-relações seres vivos/meio (abióticas):
Factores abióticos: factores que influenciam os seres vivos (luz, temperatura, solo, humidade...)
Objetivos das relações abióticas:
- obter e perder calor;
- obter local de abrigo ou meio para se deslocar;
- obter água;
- obter condições adequadas de luz;
...
Curiosidades:
A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
- Encontram-se seres vivos desde os 10000 metros de altitude até aos 10000 metros de profundidade.
Encontram-se mais seres vivos entre os 3000 metros de altitude e os 2000 metros de profundidade (zona mais superficial da Terra).

Sem comentários:

Enviar um comentário