segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Descoberta Cientifica


Cientistas do Centro de Investigação de Saúde
Internacional de Barcelona (CRESIB) descobriram
uma proteína, designada AP2-G, que impede
a transmissão da malária, publicou hoje
a revista científica britânica Nature.
A investigação revelou que a proteína AP2-G "actua como um interruptor no desenvolvimento do parasita da malária ao activar a reprodução dos genes precoces dos gametócitos, formas sexuais do parasita, essenciais para a transmissão dos humanos para os mosquitos".
Segundo as informações divulgadas pelo CRESIB, centro de investigação criado em 2006, o estudo descobriu novas formas de interromper a transmissão da malária, também conhecida como paludismo, mediante a prevenção da formação e da maturação das etapas sexuais do parasita.
Alfred Cortés, que liderou parte do estudo, explicou que "no sangue, o parasita da malária encontra-se predominantemente na fase assexuada".
"A diferenciação sexual, que se ativa em alguns dos parasitas, é fundamental para transmitir a doença de um humano para um mosquito e iniciar novas infeções em outros humanos. Não é só necessário e fundamental curar os doentes afetados pela malária, mas também impedir a transmissão", disse o investigador.
Para a transmissão dos parasitas da malária de humanos para o mosquito é necessário, segundo explicou Cortés, que aconteça uma diferenciação das etapas assexuadas de replicação dos glóbulos vermelhos para as etapas sexuais (gametócitos masculinos e femininos).

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Células

Célula- A célula é a unidade básica estrutural e funcional, e também a undade de reprodução e de hereditariedade de todos os seres vivos. 


Célula procariótica




Células procarióticas- vegetal e animal

  






























Diferenças 




Biomoléculas- Biomoléculas são compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. As biomoléculas podem ser orgânicas como os prótidos, os glícidos, os lípidos e os àcidos nucleicos e formam moléculas de grandes dimensões, designadas por inorgânicas, no caso da àgua e dos sais minerais. As proteínas, hidratos de carbono e àcidos nucléicos são polímeros formados a partir da ligação em cadeia de moléculas mais simples, os monómeros. 



Àgua

Propriedades

-Tem elevado poder dissolvente;
-Calor especifico elevado;
-Grande calor de vaporização;
-Elevada força de colisão e de adesão.


Funções biológicas

-Meio onde ocorre a maioria das reações metabólicas vitais;
-Moderador da temperatura dos organismos;
-Intervém nas reações de hidrólise;
-Excelente solvente, permitindo o transporte de grande numero de substâncias;
-Atua como suporte para a difusão de muitas substâncias.



Sais minerais 

Principais funções dos sais minerais:

-Atuam como componentes importantes na formação e manutenção dos ossos do corpo humano (principalmente os fosfatos de cálcio);
-Através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas;
-Participam da composição de algumas moléculas orgânicas;
-Agem na manutenção do equilíbio osmótico; 


 Biomoléculas orgânicas 


Hidratos de carbono ou glicidos

podem ser cassificados em três grupos:
- Monossacarídeos
-Oligossacarídeos
-Polissacarídeos


Monossacarídeos- Os monossacarídeos são os  carbonos mais simples. Apresentam de 3 a 7 carbonos em sua estrutura.


Monossacarídeos de importância biológica



Pentoses
PentoseFunção
RiboseParticipa da produção do ácido ribonucléico (RNA) atuando como matéria-prima.
DesoxirriboseParticipa da produção do ácido desoxirribonucléico (DNA) atuando como matéria-prima.


Hexoses
HexoseFunção
GlicoseÉ a principal fonte de energia para os seres vivos, mais usada na obtenção de energia. É fabricada pelos vegetais na fotossíntese e utilizada por todos os outros seres vivos na alimentação.
FrutosePossui função energética
GalactosePossui função energética. Participa da composição de dissacarídeos da lactose, junto com a glicose.


Oligossacarídeos
 são açucares, formados pela união de dois a seis monossacarídeos, geralmente hexoses. Os oligossacarídeos mais importantes são os dissacarídeos.



Dissacarídeo
Constituição
Papel biológico
Fontes
Sacarose
glicose-frutose
energético
cana-de-açucar, beterraba e rapadura
Lactose
glicose-galactose
energético
leite


Polissacarídeos

Os polissacarídeos são moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos. Alguns apresentam em sua fórmula átomos de nitrogénio e enxofre.

Os polissacarídeos são moléculas muito grandes, em comparação com os outros carboidratos, por isso são considerados macromoléculas.
Os polissacarídeos são insolúveis em água, o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia. A quitina, por exemplo, é constituinte da parede celular de fungos e do exoesqueleto de artrópodes. Se ela fosse solúvel, esses animais não poderiam entrar em contato com a água que todo seu esqueleto amoleceria

Principais Polissacarídeos estruturais


PolissacarídeoFunção
CeluloseParticipa da composição da parede celular dos vegetais. É o carboidrato mais abundante na natureza
QuitinaEstá presente na parede celular de fungos e no exoesqueleto dos atropodes. Possuem grupos amina (NH2) em sua cadeia.



Biomoléculas orgânicas


Lípidos

Os lipídos encontram-se distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Embora os lipídeos sejam uma classe distinta de biomoléculas, veremos que eles geralmente ocorrem combinados, seja covalentemente ou através de ligações fracas, como membros de outras classes de biomoléculas, para produzir moléculas hídricas tais como glicolipídeos, que contêm tanto carboidratos quanto grupos lipídicos, e lipoproteínas, que contêm tanto lipídeos como proteínas. Em tais biomoléculas, as distintas propriedades químicas e físicas de seus componentes estão combinadas para preencher funções biológicas especializadas.


função 
Desempenham várias funções biológicas importantes no organismo, entre elas:
 - Reserva de energia (1 g de gordura = 9 kcal) em animais e sementes oleaginosas, sendo a principal forma de armazenamento os triglicerídeos;
  - Armazenamento e transporte de combustível metabólico;
  - Componente estrutural das membranas biológicas;
  - São moléculas que podem funcionar como combustível alternativo à glicose, pois são os compostos bioquímicos mais calóricos em para geração de energia metabólica através da oxidação de ácidos.
  - Oferecem isolamento térmico, elétrico e mecânico para proteção de células e órgãos e para todo o organismo (panículo adiposo sob a pele), o qual ajuda a dar a forma estética característica;
  - Dão origem a moléculas mensageiras, como hormônios, prostaglandinas, etc.
            

Utilização dos lipidos:
  - Alimentação, como óleos de cozinha, margarina, manteiga, maionese;
  - Produtos manufaturados: sabões, resinas, cosméticos, lubrificantes. 


Prótidos

Compostos quaternários orgânicos, constituídos por carbono (C), hidrogénio (H), oxigénio (O) e azoto (N), por vezesassociados a outros elementos químicos, como, por exemplo, o enxofre (S), o fósforo (P), o magnésio (Mg) e o ferro(Fe).
Os prótidos podem ser classificados, segundo o grau de complexidade, em aminoácidos, péptidos e proteínas:
- Os aminoácidos são as unidades estruturais dos péptidos e das proteínas. Existem cerca de 20 aminoácidos diferentesnos seres vivos.
- Os péptidos resultam da ligação dois (dipéptido), três (tripéptido) ou vários aminoácidos, unidos por ligaçõespeptídicas.
- Os prótidos mais complexos são as proteínas, constituídos por uma ou mais cadeias polipeptídicas com conformaçãotridimensional definida.


Acidos nucleicos

s ácidos nucléicos são macromoléculas compostas por monômeros denominados nucleotídeos descoberto por Johan Friedrich Miescher (foto) em 1869. De um ponto de vista bioquímico, os ácidos nucléicos têm a importante função de armazenar a informação gênica de uma célula e também é capaz de formar estruturas intracelulares. O ácido desoxirribonucléico (ADN) e ácido ribonucléico (ARN) são os principais ácidos nucléicos encontrados na terra.
ADN static.png
Os ácidos nucléicos são normalmente encontrados na forma de fita simples ou dupla, mas estruturas com três ou mais fitas também são possíveis. Dentro da célula o DNA normalmente se encontra com dupla fita, no entanto, alguns vírus contem DNA de fita simples, o RNA encontra-se predominante na forma de fita simples o que permite que este dobre sobre si mesmo para formar estruturas terciárias de modo semelhante às proteínas. A diferença entre o DNA e RNA está em seus monômeros constituintes que será abordado em maiores detalhes mais adiante.









Diferenças entre o DNA e RNA



domingo, 16 de fevereiro de 2014

Biodiversidade

Biologia é uma ciência natural que estuda a vida e os seres vivos, desde a sua origem. Tambem inclui a evolução e as propriedades dos seres vivos.
Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico (características e comportamentos) dos organismos, tanto a nível individual como ao nível populacional, tanto intraespecíficamente quanto interespecíficamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. O estudo destas dinâmicas ao longo do tempo é chamado de biologia evolutiva e contempla o estudo da origem das espécies e populações, bem como dos seus genes. Esta ciência analisa a estrutura e a dinâmica funcional comum a todos os seres vivos, com o objetivo de estabelecer as leis gerais que regem a vida orgânica.

Biosfera é um subsistema que inclui todos os locais do nosso planeta onde existe vida e é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. 

Significa esfera da vida; são as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da terra; é a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem  condições necessárias para o desenvolvimento da vida.

A biosfera faz parte dos ambientes da terra que se relacionam entre si, isto é, são interdependentes mas, a modificação de um deles provoca alteração nos demais  e no conjunto.


Diversidade biológica corresponde á diversidade da natureza viva.
     Pode ser definida como a variedade existente entre os organismos vivos e meio ecológico nos quais eles habitam. Pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema. comunidade, população, espécie, organismo, sistema...  numa área definida.
     Ou seja, biodiversidade equivale  à variedade de vida no nosso planeta, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.
     A biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitatividade) dessas categorias, ou seja, inclui a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes. Quanto maior for a biodiversidade, maior vai ser o número de espécies e, consequentemente, maior será o número de relações que estabelecem entre si.

Relações alimentares entre os seres vivos (tróficas):
Cadeias e teias alimentares: permitem a obtenção de matéria e energia.












A matéria é constantemente reciclada, enquanto que a energia segue um percurso unidirecional ao longo das cadeias alimentares.

 












Num ecossistema ocorrem inter-relações entre as várias cadeias alimentares, constituindo teias alimentares ou redes tróficas.
Relações entre os seres vivos (bióticas):
Factores bióticos: relações que se estabelecem entre os seres vivos.
  • relações intra-específicas - ocorrem entre organismos da mesma espécie;
  • relações interespecíficas - ocorrem com organismos de espécies diferentes.
Objetivos das relações bióticas:
- obter território;
- obter alimento;
- acasalamento ou posse de fémea;
- cuidar das crias;
...
Inter-relações seres vivos/meio (abióticas):
Factores abióticos: factores que influenciam os seres vivos (luz, temperatura, solo, humidade...)
Objetivos das relações abióticas:
- obter e perder calor;
- obter local de abrigo ou meio para se deslocar;
- obter água;
- obter condições adequadas de luz;
...
Curiosidades:
A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
- Encontram-se seres vivos desde os 10000 metros de altitude até aos 10000 metros de profundidade.
Encontram-se mais seres vivos entre os 3000 metros de altitude e os 2000 metros de profundidade (zona mais superficial da Terra).

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Sismicidade em Portugal

São poucos os sismos dados em Portugal, mas estes resultam de fenómenos localizados entre as placas Euro-Asiática, Americana e Africana e também no interior da placa Euro-Asiática. 

Os Açores, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e a Península de Setúbal são as zonas de mais riso sísmico em Portugal devida à sua localização.




"Um sismo ligeiro de magnitude 4.1 na escala de Richter foi sentido hoje, segunda-feira, nos Açores, horas depois de um outro abalo de magnitude 4.0 ter sido sentido no Algarve.
Em ambos os casos, não foram registados danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
O abalo registado nas estações dos Açores ocorreu pelas 2.32 horas locais (3.32 horas em Lisboa), e teve epicentro próximo de Bandeira, na ilha do Pico, segundo um comunicado do IM.
Este sismo foi sentido com intensidade máxima V, na escala de Mercalli modificada, na região de Madalena, e com intensidade IV em S. Roque do Pico, na ilha do Pico.
Foi igualmente sentido na ilha do Faial, nomeadamente na região da Horta (intensidade IV) e Capelo (II), bem como na ilha de S. Jorge, na região das Velas (III), refere o IM.
O sismo ligeiro de 4.0 sentido nos concelhos de Faro e Loulé (intensidade máxima II e III na escala de Mercalli modificada) ocorreu às 21.24 de domingo, com epicentro a cerca de 90 quilómetros a sul de Olhão.
A escola de Mercalli modificada determina a intensidade de um sismo a partir dos efeitos e danos nas pessoas e nas estruturas construídas e naturais. "
JN, 26-07-2010















Também se deu um sismo nos Açores em 2013 mas não se verificaram danos nem feridos.

" Eram 6h25 da manhã, quando foi sentido um sismo. Foi sentido em três ilhas do Açores: Santa Maria, São Miguel e Terceira. Não há quaisquer registos de danos materiais e muito menos de vítimas. No entanto, o sismo foi bastante sentido. A ausência de danos é porque aconteceu, o epicentro foi no mar, a cerca de 34 km da ilha de São Miguel e, por este facto, não há registo de danos. Ainda se fazem sentir réplicas, ou melhor, estão-se a registar réplicas mas que não são sentidas. Há pouco ouvi um responsável pelo Serviço de Vigilância Sísmica que me diz que as réplicas estão localizadas no mesmo ponto do epicentro e, portanto, com uma graduação manual de inrensidade. Portanto, é o que eles chamam uma situação normal, numa região com uma geodinâmica muito própria." 

Noticia: Sic Noticias

Os Açores, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e a Península de Setúbal são as zonas de mais riso sísmico em Portugal devida à sua localização.


Apartir do IPMA podemos ter uma informação atualizada de todos os sismos registados.