sábado, 24 de maio de 2014

Respiração e Fermentação

Respiração


A respiração divide-se em duas fases: a 
anaeróbiaque compreende a etapa da glicólise, que ocorre na ausência do oxigénio no citoplasma das células eucariótica e procariótica, e aeróbia que ocorre na presença do oxigénio. A fase aeróbia divide-se em duas etapas: o ciclo de Krebs que ocorre na matriz mitocondrial das células eucarióticas e no citoplasma das células procarióticas, e a cadeia respiratória que ocorre nas cristas mitocondriais e próximas à face interna da membrana plasmática, em eucariotos e procariotos, respectivamente.

Fermentação

FERMENTAÇÃO LÁTICA
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA
Realizada por certas bactérias, protozoários, fungos e células do tecido muscular (durante intensa actividade física, há ausência de oxigénio, com isso as células realizam fermentação, e a liberação do ácido lático ocasiona a fadiga muscular) e hemácias.
Realizada por certas bactérias e leveduras.
Processo utilizado para produção de iogurte, conservas, entre outros.
Processo utilizado para produção de vinho, cerveja, pão (o fermento biológico contendo o fungo, acrescentado na massa, reage com o açúcar, produzindo COque fica armazenado em cavidades dentro da massa), obtenção de álcool pela cana-de-açúcar, entre outros.
Piruvato é reduzido a lactato pela acção da enzima lactato-desidrogenase, utilizando íons de hidrogénio provenientes da reoxidação do NADH2 formados na glicólise.
Piruvato é convertido a acetaldeído através da acção piruvato descarboxilase, gerando CO2 e NADH e reoxidando o NADH, através da álcool desidrogenase, o acetaldeído é convertido em álcool etílico
Como não há oxigénio, o aceptor final de hidrogénio é o próprio piruvato.
Como não há oxigénio, o aceptor final de hidrogénio é o acetaldeído.

Sem comentários:

Enviar um comentário