domingo, 4 de maio de 2014

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório 

Vertebrados

Nos vertebrados, o sistema circulatório é fechado e apresenta um coração, realizando o transporte de nutrientes, de gases respiratórios e hormonas, bem como a remoção das excreções, defesa do organismo e distribuição do calor metabólico.

O sangue chega às aurículas por veias, passa pelos ventrículos e saí do coração por artérias, que se ramificam em arteríolas e capilares. Estes reúnem-se em vénulas, que convergem até formar as grandes veias e daí para o coração novamente.

Anfíbios


Os anfíbios apresentam 2 tipos de circulação: Pequena circulação ou circulação pulmonar; e grande circulação ou circulação sistemática.
O sangue venoso chega ao coração pela aurícula direita, passa ao ventrículo e sai para os pulmões pela  artéria pulmonar, sendo oxigenado pelos pulmões e pela pele. Regressa ao coração pela aurícula esquerda, vai novamente ao ventrículo, onde se mistura parcialmente com o sangue venoso e vai para o corpo. A contracção dessincronizada das aurículas evita uma mistura completa do sangue arterial e venoso no  único ventrículo.
Neste caso existe uma dupla circulação, uma pequena circulação ou pulmonar e uma grande circulação ou sistémica. O sangue passa duas vezes pelo coração, permitindo uma velocidade e pressão elevadas após a oxigenação. No entanto, como existe a possibilidade de mistura de sangue arterial e venoso a circulação é incompleta.

Aves e Mamíferos
A divisão do coração e a separação em circulações pulmonar e sistêmica são completas nas aves e nos mamíferos.
As aves e os mamíferos têm coração com quatro cavidades, duas aurículas e dois ventrículos (cujas paredes não são igualmente musculadas), sem possibilidade de mistura de sangue arterial e venoso. Por este motivo, estes animais apresentam circulação completa, sendo a metade direita do coração atravessada exclusivamente por sangue venoso e a esquerda por sangue arterial.
Do ventrículo esquerdo o sangue passa para a aorta, que nas aves descreve a crossa para a direita e nos mamíferos para a esquerda. O sangue regressa ao coração pelas veias cavas.

Sem comentários:

Enviar um comentário