sábado, 24 de maio de 2014

Respiração e Fermentação

Respiração


A respiração divide-se em duas fases: a 
anaeróbiaque compreende a etapa da glicólise, que ocorre na ausência do oxigénio no citoplasma das células eucariótica e procariótica, e aeróbia que ocorre na presença do oxigénio. A fase aeróbia divide-se em duas etapas: o ciclo de Krebs que ocorre na matriz mitocondrial das células eucarióticas e no citoplasma das células procarióticas, e a cadeia respiratória que ocorre nas cristas mitocondriais e próximas à face interna da membrana plasmática, em eucariotos e procariotos, respectivamente.

Fermentação

FERMENTAÇÃO LÁTICA
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA
Realizada por certas bactérias, protozoários, fungos e células do tecido muscular (durante intensa actividade física, há ausência de oxigénio, com isso as células realizam fermentação, e a liberação do ácido lático ocasiona a fadiga muscular) e hemácias.
Realizada por certas bactérias e leveduras.
Processo utilizado para produção de iogurte, conservas, entre outros.
Processo utilizado para produção de vinho, cerveja, pão (o fermento biológico contendo o fungo, acrescentado na massa, reage com o açúcar, produzindo COque fica armazenado em cavidades dentro da massa), obtenção de álcool pela cana-de-açúcar, entre outros.
Piruvato é reduzido a lactato pela acção da enzima lactato-desidrogenase, utilizando íons de hidrogénio provenientes da reoxidação do NADH2 formados na glicólise.
Piruvato é convertido a acetaldeído através da acção piruvato descarboxilase, gerando CO2 e NADH e reoxidando o NADH, através da álcool desidrogenase, o acetaldeído é convertido em álcool etílico
Como não há oxigénio, o aceptor final de hidrogénio é o próprio piruvato.
Como não há oxigénio, o aceptor final de hidrogénio é o acetaldeído.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sistemas de transporte nos vertebrados

O sistema circulatório ou cardiovascular dos vertebrados  é constituído por dois  fluidos circulantes (o sangue e linfa).
  •        Sangue
O sangue é um tipo de tecido líquido cujas células estão separadas por grande quantidade de plasma. 
A porção celular do tecido sanguíneo é composta por hemácias, leucócitos e plaquetas.
O sangue realiza o transporte de várias substâncias: gases oxigênio e carbônico, nutrientes e hormônios;
também participa dos mecanismos de defesa orgânica (sistema imunológico).


Nos vertebrados, para além do aparelho circulatório sanguíneo, existe um sistema linfático formado pelos vasos linfáticos ramificados em capilares linfáticos e pelos órgãos linfóides
Este sistema desempenha funções muito importantes, tais como:
  • Comunicação entre o sangue, que transporta substâncias e as células; 
  • A recolha da linfa intersticial, que banha as células, fazendo-a regressar ao sangue;
  • A absorção das gorduras do intestino, através de pequenos canais existentes nas vilosidades intestinais, para o interior dos quais são absorvidos os produtos resultantes da digestão das gorduras. 

 No seu conjunto, os fluidos circulantes são responsáveis pelo(a): 
  • Transporte de nutrientes (pelo plasma), necessários para a nutrição das células;
  • Transporte de oxigénio (pelas hemácias), necessário para a respiração celular; 
  • Remoção do dióxido de carbono (pelo plasma e uma pequena quantidade pelas hemácias), resultante da respiração celular; 
  •  Transporte de hormonas (pelo plasma), responsáveis pelo controlo de algumas actividades celulares; 
  • Transporte de células e anticorpos do sistema imunitário, responsáveis pela defesa do organismo contra ataques de agentes patogénicos; 
  • Transporte de substâncias e materiais capazes de formar coágulos e assim, parar hemorragias; Distribuição de calor para diferentes zonas do corpo, como forma de regular a temperatura corporal. 



domingo, 4 de maio de 2014

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório 

Vertebrados

Nos vertebrados, o sistema circulatório é fechado e apresenta um coração, realizando o transporte de nutrientes, de gases respiratórios e hormonas, bem como a remoção das excreções, defesa do organismo e distribuição do calor metabólico.

O sangue chega às aurículas por veias, passa pelos ventrículos e saí do coração por artérias, que se ramificam em arteríolas e capilares. Estes reúnem-se em vénulas, que convergem até formar as grandes veias e daí para o coração novamente.

Anfíbios


Os anfíbios apresentam 2 tipos de circulação: Pequena circulação ou circulação pulmonar; e grande circulação ou circulação sistemática.
O sangue venoso chega ao coração pela aurícula direita, passa ao ventrículo e sai para os pulmões pela  artéria pulmonar, sendo oxigenado pelos pulmões e pela pele. Regressa ao coração pela aurícula esquerda, vai novamente ao ventrículo, onde se mistura parcialmente com o sangue venoso e vai para o corpo. A contracção dessincronizada das aurículas evita uma mistura completa do sangue arterial e venoso no  único ventrículo.
Neste caso existe uma dupla circulação, uma pequena circulação ou pulmonar e uma grande circulação ou sistémica. O sangue passa duas vezes pelo coração, permitindo uma velocidade e pressão elevadas após a oxigenação. No entanto, como existe a possibilidade de mistura de sangue arterial e venoso a circulação é incompleta.

Aves e Mamíferos
A divisão do coração e a separação em circulações pulmonar e sistêmica são completas nas aves e nos mamíferos.
As aves e os mamíferos têm coração com quatro cavidades, duas aurículas e dois ventrículos (cujas paredes não são igualmente musculadas), sem possibilidade de mistura de sangue arterial e venoso. Por este motivo, estes animais apresentam circulação completa, sendo a metade direita do coração atravessada exclusivamente por sangue venoso e a esquerda por sangue arterial.
Do ventrículo esquerdo o sangue passa para a aorta, que nas aves descreve a crossa para a direita e nos mamíferos para a esquerda. O sangue regressa ao coração pelas veias cavas.