O sismo de magnitude 7,2 que sacudiu a ilha de Bohol, no centro das Filipinas, uma das mais importantes regiões turísticas do arquipélago, fez pelo menos 93 mortos.
Pelo menos 77 pessoas morreram na ilha de Bohol, junto do epicentro do sismo de magnitude 7,2, e outras 16 nas ilhas vizinhas de Cebu e Siquijor, de acordo com a polícia.
De acordo com o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres das Filipinas, vários edifícios históricos ficaram danificados com o sismo, entre eles a igreja de Baclayon, em Bohol, uma das mais antigas das Filipinas, e a basílica do Santo Menino, na cidade de Cebu.
Segundo o balanço anterior das autoridades, o abalo provocou ainda 33 feridos, 19 dos quais na cidade de Mandaue, seis em Toledo e oito em Pinamungajan."
JN
"Sismo na ilha de Bohol causou 190 mortos
Do total de mortes, 177 ocorreram na ilha de Bohol, onde se registou o epicentro do abalo, bem como 511 das 605 pessoas que ficaram feridas, de acordo com dados facultados pelo Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres das Filipinas e pela Agência de Notícias Filipina.
Segundo o Conselho, o tremor de terra, que causou estragos em infraestruturas na zona afetada no valor de mais de 900 milhões de pesos (cerca de 15 milhões de euros), foi seguido, desde terça-feira, de 2384 réplicas, das quais apenas 57 foram suficientemente intensas ao ponto de serem sentidas pela população local.
Um total de 17 igrejas históricas sofreu danos, incluindo a Basílica do Santo Menino, em Cebu, considerada o monumento mais antigo da Igreja Católica apostólica romana do país e que data do século XVI.
As Filipinas situam-se sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", zona de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida anualmente por cerca de 7.000 abalos, a maioria dos quais moderados."
JN
22-10-2013
Sem comentários:
Enviar um comentário